Uma negociação de compra e venda, ou locação de um imóvel é importante não somente pelo valor econômico que envolve, mas muitas vezes é a realização de um sonho. Ter um profissional de confiança, para auxiliar neste processo é fundamental. O Corretor de Imóveis é legalmente habilitado para exercer estas atividades. É o profissional fiscalizado pelos órgãos competentes para conduzir e executar a negociação com lisura e ética, evitando que um possível bom negócio se torne uma grande frustração.

A profissão de Corretor de Imóveis é regularizada em nível nacional pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) e pelos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECIs) em âmbito estadual (Lei Federal nº 6530/1978). Para se tornar corretor de imóveis é necessário concluir o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) ou Gestão de Negócios Imobiliários em escolas credenciadas e cumprir as horas de estágio obrigatórias. A partir do registro no CRECI, o corretor recebe uma carteira de identidade que comprova a regularidade no exercício da profissão.

A carreira profissional do corretor inicia com o registro no CRECI, mas o conhecimento e a experiência são adquiridos no dia a dia. O corretor precisa saber lidar com as expectativas de seus clientes, por isso precisa conhecer bem o mercado em que atua, tendo percepção dos procedimentos requeridos nas transações imobiliárias.  A condução que o corretor dá às negociações, com transparência, sem falsas expectativas é o que fideliza seus clientes.  A ética e a idoneidade de cada profissional é o que o diferencia no mercado.

Conforme a página do CRECI-SP, as atividades do corretor de imóveis para uma atuação de qualidade são:

  • manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;
  • reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
  • firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
  • combinar preço e condições da transação;
  • examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
  • agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
  • orientar todo cliente que queria investir em imóveis.

Enfim, um bom Corretor de Imóveis possui clientes fidelizados, portanto são capazes de apresentar referências, através da empresa imobiliária em que estão vinculados, dos clientes, dos colegas, etc. Não hesite em se informar se a pessoa que está lhe auxiliando, é realmente um “BOM CORRETOR”.